{% viewClass %}

Postado em: 27 de julho de 2017 - 10:04

METODOLOGIA DE ENSINO PRESENCIAL E EaD

PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) EM METODOLOGIA DO ENSINO PRESENCIAL E À DISTÂNCIA

CURSO: METODOLOGIA DO ENSINO PRESENCIAL E EaD

ÁREA: Humanidades

GRAULato Sensu

CARGA HORÁRIA: 400horas

DURAÇÃO: 18 meses

PERIODICIDADE DE OFERTA: Regular

MODALIDADE: Educação Presencial

DATA DE INÍCIO DE OFERTA: 13/08/2016

QUANTIDADE DE VAGAS: 40 vagas

LOCAL DE OFERTA: Rua Dr. Danilo Gomes, 834 – Bairro: Boqueirão – CEP 81.670-250 – Curitiba/PR – ( (41) 3376-4566 – Site: www.fidelis.edu.br

 

JUSTIFICATIVA

A elaboração da proposta para a oferta do Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância se justifica pela necessidade de atender e qualificar uma acentuada demanda de profissionais que atuam ou pretendem atuar em cursos na modalidade de Educação à Distância (EaD) como tutores, professores, produtores de materiais didáticos, coordenadores de polos e coordenadores pedagógicos. Os especialistas da área da Educação presencial e à Distância (EaD), entendem que as metodologias de ensino presencial e à distância  têm por objetivo capacitar profissionais que possam empregar com maestria as tecnologias da Comunicação, da informação e digitais no desenvolvimento das atividades de ensino e no suporte à aprendizagem dos alunos. Foi pensando nesta realidade que uma equipe de filósofos, psicólogos, teólogos educadores dentre outros profissionais, ligados a Faculdade FIDELIS resolveram colaborar com a referida proposta para a autorização de funcionamento do Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância (EaD).

 

PROPOSTA DO CURSO

O Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância (EaD) ofertado pela Faculdade FIDELIS foi estruturado com base na legislação vigente e de acordo com os termos da Resolução nº 01, de 08 de junho de 2007 que estabelece as normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização e da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e o Regimento Interno (RI) da Faculdade FIDELIS. A proposta do Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância (EaD)  se propõe a qualificar profissionais com domínio da metodologia do ensino para atuarem na modalidade de Educação Presencial e a Distância (EaD) e a empregarem com primor as tecnologias educacionais no desenvolvimento das atividades de ensino e na melhoria da aprendizagem dos alunos. As disciplinas propostas abordam temas como: Liderança e Motivação, Ética e Responsabilidade Social, Gestão Ambiental / Sustentabilidade, Metodologia Científica, Teoria da Aprendizagem, Didática no Ensino Superior, Metodologia do Ensino Presencial, EaD e AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), Política e Gestão da Educação, Planejamento e Avaliação da Aprendizagem, Mediações Tecnológicas em EaD na Educação Superior, Organização Estratégica Pedagógica Presencial e EaD e Língua Portuguesa.

OBJETIVOS

 

Objetivos Gerais

Proporcionar a formação de profissionais para atuarem na modalidade de Educação Presencial e Educação a Distância (EaD) e a empregarem com primor as tecnologias educacionais no desenvolvimento das atividades de ensino e na melhoria da aprendizagem dos alunos.

 

Objetivos Específicos

O Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e á Distância propõem como objetivos específicos:

  1. Proporcionar formação inicial para profissionais de diversas áreas que desejam atuar na modalidade de EaD;
  2. Qualificar tutores presenciais e tutores a distância;
  3. Qualificar profissionais com domínio da metodologia do ensino para atuarem na modalidade de Educação Presencial e a Distância (EaD) e a empregarem com primor as tecnologias educacionais no desenvolvimento das atividades de ensino e na melhoria da aprendizagem dos alunos.

 

PROFESSORES

O Corpo Docente foi estruturado em atendimento a Resolução nº 1, de 08 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização: “Art. 4° O corpo docente de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, deverá ser constituído por professores especialistas ou de reconhecida capacidade técnico-profissional, sendo que 50% (cinquenta por cento) destes, pelo menos, deverão apresentar titulação de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensureconhecido pelo Ministério da Educação”.

 

FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

  1. A frequência mínima para aprovação nas disciplinas é de 75%.
  2. As disciplinas do programa serão avaliadas através de notas, numa escala de 0 (zero) à 100 (cem).
  3. A nota mínima para aprovação é sete (70).
  4. composição da nota final da disciplina está a cargo do professor da mesma, que tem liberdade de estabelecer seu próprio método de avaliação.

 

 

PÚBLICO ALVO

  1. Egressos de cursos de graduação nas diversas licenciaturas como: Matemática, Letras, Pedagogia, História, Geografia, Ciências Biológicas, além de Filosofia, Sociologia, Teologia, Psicologia, pesquisadores, Assistentes Sociais, profissionais da área da Educação e demais profissionais interessados.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso será elaborado em forma de Artigo Científico ao longo do período do curso, devendo ser apresentado no semestre em que o aluno conclui o Curso, na data prevista pelo calendário do programa. A entrega fora desse prazo implicará atraso no encaminhamento da documentação para o Certificado do Curso.

  1. O TCC consistirá no desenvolvimento das disciplinas abordadas durante o curso, e será acompanhado e orientado pelos professores do curso.
  2. TCC elaborado em forma de Artigo Científico deverá conter de 15 a 20 páginas e obedecer aos critérios metodológicos estabelecidos pela instituição.

 

PRÉ-REQUISITOS

De acordo com o PARECER CNE/CES Nº 2/2007, os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos para portadores de diploma de curso superior.

 

Informações

DURAÇÃO FREQUÊNCIA INVESTIMENTO CERTIFICADO
Tempo de Duração: 18 meses Carga Horária: 400horas Periodicidade: quinzenal aos sábados O investimento no do Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância será de 18 PARCELAS DE R$ 350,00. O VENCIMENTO das parcelas se dará no 5º dia útil do mês correspondente. Metodologia do Ensino Presencial e à Distância
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA MATRICULA LOCAL DE CONTATO

INSCRIÇÃO E DOCUMENTAÇÃO

 

O ingresso no Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância acontecerá mediante a inscrição e apresentação da documentação necessária, conforme cronograma no siteda instituição.

  1. A inscrição será feita na Secretaria da Faculdade FIDELIS mediante documentação.
  2. Para efetivar a matrícula, o inscrito deverá apresentar os seguintes documentos:

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

02

Cópias autenticadas da Certidão de Nascimento ou Casamento

01

Cópia do CPF

01

Carteira de Identidade (não serve a CNH)

01

Cópia do Comprovante de Residência (conta de água, luz, telefone, na qual conste o endereço completo)

02

Fotos 3x4 recentes

01

Cópia do Certificado de Reservista

01

Cópia do Título Eleitoral

02

Cópias autenticadas do Diploma de Curso Superior (Licenciatura ou Bacharelado)

02

Cópias autenticadas do Histórico de Curso Superior (Licenciatura ou Bacharelado)

  • Sem os documentos acima citados a ordem de matrícula não será liberada.
  • Diplomas redigidos, eventualmente, em outro idioma devem ser traduzidos.
  • Estrangeiros devem apresentar documento de Identificação com validade superior à duração do curso.
  • A documentação do Curso Superior deverá ser reconhecida no Brasil.
  • Estrangeiros estão dispensados de apresentar a cópia do título eleitoral e certificado de reservista.

 

Faculdade Fidelis

CURRÍCULO DO CURSO

  1. O Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância terá a duração de 18 meses, de agosto de 2016 a novembro de 2017.
  2. O Curso de Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Presencial e à Distância compreenderá também a elaboração de um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso com carga horária de 40 horas.
  3. A carga horária completa do curso será composta de 400 horas.
  4. As aulas presenciais acontecerão quinzenalmente, aos sábados, em 12 disciplinas, sendo:

 

DISCIPLINAS

CRÉD

C/H

01

LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL E EaD

01

30 horas

02

COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL E EaD

01

30 horas

03

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

02

30 horas

04

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

02

30 horas

05

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

04

30 horas

06

METODOLOGIA DO ENSINO PRESENCIAL, EAD e AVA

03

30 horas

07

POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL E EaD

02

30 horas

08

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO PRESENCIAL E EaD

02

30 horas

09

MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS  NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

02

30 horas

10

ORGANIZAÇÃO  PEDAGÓGICA DO ENSINO PRESENCIAL e EAD

02

30 horas

11

INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIASA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO PRESENCIAL E EaD

02

30 horas

12 PRÁTICAS DE TUTORIA NO ENSINO PRESENCIAL E  EaD 02 30 horas

 

TOTAL GERAL DA CARGA HORÁRIA

24

 360 horas

Postado em: 27 de julho de 2017 - 10:04

Categorias